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RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS – ANO 2021

1 – IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE:

Nome: ONG Mãos que Abençoam

Endereço: Rua Alameda São Caetano, n 1160 Jardim Santa Paula       

Cep: 09560-051

Município: São Caetano do Sul –S.P.

Telefone: (11) 2311-1118

2 – IDENTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE LEGAL DA ENTIDADE: 

Presidente 

Nome: Richard Godoy Bueno 

Telefone celular: 97999-3230   

E-mail particular: richard_godoy23@hotmail.com

Período de Mandato: Janeiro 2021 até dezembro de 2022 

3 – APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE:

A Organização da Sociedade Civil denominada MÃOS QUE ABENÇOAM foi oficializada em 13 de janeiro de 2013, representada por Richard Bueno. Embora foi oficializada na data supracitado o fundador e os simpatizantes da causa, já exercia atividades de assistencialismo para as pessoas em situação de rua desde 2008.

A MÃOS QUE ABENÇOAM têm como missão contribuir para que as pessoas em situação de exclusão na cidade de do ABC e Grande São Paulo, possam recuperar sua cidadania através de um novo projeto de vida, resgatando valores éticos e morais”.

Ao longo desses anos, a MÃOS QUE ABENÇOAM desenvolveu uma metodologia de trabalho para atender cada vez mais e melhor, às necessidades das pessoas em situação de rua. Atualmente, contamos com uma equipe técnica, que somou profissionalizando tudo o que empiricamente era feito com muito amor. A escuta qualificada e o atendimento psicossocial puderam acelerar o processo de ressocialização.

4 – PÚBLICO ALVO:

Pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência em situação de vulnerabilidade social, como jovens, adultos, idosos e familiares.

 5- CAPACIDADE DE ATENDIMENTO E QUANTIDADES DE ATENDIMENTOS REALIZADOS

As necessidades das pessoas em situação de rua são diversas e o nosso trabalho segue, para que nosso espaço continue sendo um Núcleo de Convivência Fortalecimento de Vínculos para esse público .

Nossas atividades principais nesse momento, estão estão focadas na contribuição da segurança alimentar e nutricional através do almoço solidário e a higiene básica proporcionando banho quente, troca de roupas e kit de hygiene.

As outras demandas que antes da pandemia eram trabalhadas com reuniões de grupos, roda de conversa, oficinas e palestras, estarão canceladas, todo o trabalho socioeducativo e outros se darão individualmente.

Os atendimentos psicossociais continuam acontecendo através de escuta qualificada e sempre individualmente. A reorganização das atividades vieram em razão das necessidades instrinsecas a pandemia.

PeríodoAtendimentos previstoAtendimentos realizados
Fevereiro216284
Março216288
Abril216271
Maio 216222
Junho216202
Julho216350
Agosto216303
Setembro216287
Outubro216348
Novembro216264
Dezembro216222

            O excedente de atendimento no período descrito perfaz um total de 665. Era previsto o atendimento 2376 atendimentos no ano de 2021 e o fechamento foi 3041 atendimentos.

 6-  HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda-feira a Sexta-feira das 08:30 as 17:30

7- RECURSOS HUMANOS UTILIZADOS PELA ENTIDADE NO EXERCÍCIO DE 2021.

Nome/ Data de NascimentoRG/ órgão emissor Data      CPF: Escolaridade  Profissão Vinculo Início 
Avany PereiraMatos de Souza 11/02/196821.109.020.7 SSP. 30/08/2019 113.800.448.04Superior     Completo AssistenteSocial Contrato 16/10/2020 
Flavio Ribeiro Sojo  44.804.646-2SSP.381.717.488-80Ensino MédioCompletoMotorista MEI 09/2020 
Rafael Panisso Martins 46.232.737.-1 SSP:04/08/2011 365.781.408-67 Superior Completo                                Administrador MEI15/02/2020 

8- DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS USUÁRIOS DURANTE O EXERCÍCIO DE 2021.

Com a pandemia do corona vírus e a disseminação da Covid-19, a MÃOS QUE ABENÇOAM, rapidamente se adaptou as exigências sanitárias e operacionais para assegurar a prestação dos nossos serviços ao nosso público alvo dando continuidade ao nosso propósito de funcionar como um Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, especialmente nesse momento onde os riscos para as pessoas em situações de rua vem aumentado de forma exponencial.

 Para atender as exigências sanitárias e as diretrizes das recomendações nas fases vermelhas e emergenciais, determinadas pelo governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Caetano do Sul, algumas alterações na dinâmica do nosso funcionamento a fim de reduzir a aglomeração e o contato físico entre s pessoas foram necessárias. As atividades cotidianas, como as nossas oficinas e as rodas de conversas, que eram realizadas em grupos operativos passaram agora a ser em atendimentos individuais, para que as demandas emocionais e sociais fossem supridas. 

Em nenhum momento deixamos de cumprir nosso compromisso com os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” proposto pela ONU o ODS2 de contribuir com a fome zero no Brasil, com isso nosso compromisso com manutenção da segurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de rua é nossa prioridade. Em 2020 servimos mais de 26 000 refeições e nesse primeiro semestre de 2021 servimos 2038 refeições e 310 cestas básicas para famílias hipossuficientes.

A pandemia potencializou a vulnerabilidade social e há todo momento a MÃOS QUE ABENÇOAM vem buscando alternativas diversas para continuar dando assistência social as pessoas em situação de rua, mantendo o atendimento com o almoço solidário e promovendo internações para dependentes químicos em situação de rua que manifestaram o desejo em se tratar e os atendimento remoto com famílias em vulnerabilidade social assistidas em nosso projeto. 

Com o aumento crescente de pessoas infectadas, internadas e até mesmo o aumento dos óbitos em razão da covid-19, as necessidades das pessoas em situação de rua aumentava e a flexibilização dos atendimentos diminuía. Conforme as exigências de cada fase (vermelhas ou emergências) restringiam as nossas atividades de prestação de serviço das necessidades básicas, como   o banho solidário e mesmo nesses momentos, atuamos com a entrega de kits de higiene para contribuir com essa necessidade básica e vital especialmente nesse momento de pandemia. Nesse primeiro semestre servimos 201 banhos e entregamos mais de 100 kits de higiene.

Dia a dia aumentamos nossos esforços para suprir as diversas necessidades como roupas, máscaras, cobertores entre outras. Nosso quadro de voluntários não mede esforços para juntos atravessarmos esse momento tão desafiador em diversos aspectos.

Nossa preocupação é sempre manter nosso público informado, por isso a equipe técnica desenvolve orientações socioeducativas sobre os assuntos importantes tais como: a importância do uso das máscaras na prevenção do corona vírus, a importância da vacina, apoio a solicitação do auxílio emergencial entre outros.

No dia 06 de julho de 2021 o espaço do nosso Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, foi utilizado em parceria com Secretaria da Saúde e com a Secretaria da Assistência e Inclusão Social, para promover a vacinação das pessoas em situação de rua de São Caetanos do Sul, foram vacinados nessa data 17 pessoas. A rede de apoio tem sido uma parceria expressiva na conquista da cidadania desse público.

Nossas atividades têm seguido de maneira regular as segundas, quintas e sextas-feiras no seguinte formato.

  • Segunda Feira: Os assistidos são recebidos no núcleo, assinam a lista de frequência a e usufruem: Banho quente, troca de roupa, kit de higiene, serviço de corte de cabelo e barba. Nesse mesmo dia também é servido um café da manhã e também o almoço balanceado com sobremesa. Quando o assistido vem pela primeira vez o serviço técnico faz o seu acolhimento através da escuta qualificada e o abrimos um prontuário onde serão registradas todas as informações dadas pelo mesmo.
  • Quintas-Feiras: a proposta de interação do núcleo se direciona para o           fortalecimento dos vínculos, nesse dia damos inicio também com a lista de frequência, oferecemos banho, o café da manhã, nesse espaço de tempo os assistidos podem procurar o assistente social ou psicólogo para atendimento e em seguida é servido o almoço.
  • Sextas-Feiras: Seguimos com nosso atendimento, com aberturas do portão ao meio-dia ali entregamos o almoço um kit de acordo com as necessidades emergenciais apresentadas.

09- DIFICULDADES E FORMAS DE SUPERAÇÃO

DIFICULDADES

Nossas dificuldades aumentam de acordo com os desafios de cada fase e com a longa permanência da pandemia a vulnerabilidade só tem se potencializado e os principais déficits estão na:

  • Necessitamos de mais voluntários para revezamentos;
  • Necessitamos de alimentos perecíveis e nãos perecíveis. Muitas dificuldades com as misturas.
  • Aumento do uso de descartáveis, sacolas, marmitex e talheres.
  • Itens para composição dos kits de higiene
  • Roupas para que sejam trocadas pós banho, especialmente calça masculina, cuecas, meias e calçados.
  • Manutenção dos custos fixos (aluguel, água, energia, gás) com a queda de doações

FORMAS DE SUPERAÇÃO

  • Parceria com Banco de Alimento
  • Parceria com a comunidade das redes sociais
  • Parcerias pontuais com empresas privadas para arrecadação de alimentos e roupas.
  • Ações para captação de recursos

OBS.: Os esforços foram muitos, mas não conseguimos com as parcerias responder a todas as necessidades.

Para fazer o download do arquivo de prestação de contas clique aqui.


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